- Área: 1280 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Leonardo Finotti
“Leitão 653” é um edifício localizado no coração de Pinheiros, um bairro popular que combina pequenos edifícios tradicionais e novas torres residenciais. Inserido entre duas torres altas, sobre uma trama longa e estreita, o prédio é de 4 metros de largura e 25 metros de altura.
Os estúdios ocupando o prédio desfrutar de um bom fluxo entre as placas através de uma torre central. Os terraços, alternados no 2 º piso e no teto oferecem áreas de estar e de intercâmbio, e promovem a vida da comunidade.
"Leitão 653" foi concebido como um lugar de inspiração em conexão permanente com a cidade. Esta ligação é fornecida por um conjunto de transparência afirmou na fachada. O prédio chama a luz catedral, completamente revisitada, como um muxarabi. A parede, multifacetada, brinca na verdade para absorver a luz durante o dia. Quanto à noite, a luz irradia, como um trabalho de ourives num caixão.
Neste teatro urbano, se jogam cenas forjadas por uma renda de vidro fina, cortadas e articuladas como um show de sombras chinesas. Este painel gigantesco permite uma comunicação fácil entre a cidade e o interior do edifício, permitindo uma verdadeira solução para as restrições dos vis-à-vis.
Essas cenas de transparência, de um erotismo sutil, revelam um outro uso do prédio, visível a partir da rua. A singularidade deste projeto encontra-se em seu layout que incentiva a emulação, a expansão como um berçário de empresas, uma incubadora urbana.